Garantir que sua campanha esteja trazendo os resultados esperados é essencial para um marketing de sucesso. Para isso, é preciso avaliar as palavras-chave escolhidas e utilizar o Analytics para coletar os dados de forma eficiente.

Se você não está confiante de que pode fazer isso sozinho, contar com uma equipe especializada para realizar uma auditoria em sua campanha de AdWords é fundamental. Veja o que ela pode fazer por você, abaixo.

O que é uma auditoria de campanha Adwords?

Uma auditoria nada mais é do que uma avaliação imparcial sobre as campanhas de modo geral, analisando a sua estrutura, histórico de performance e as estratégias utilizadas.

Após esse levantamento, elabora-se um relatório completo com os pontos fortes e as vulnerabilidades de cada campanha, ou seja, o que faz seu investimento ser perdido e seus resultados reduzidos.

O que ela avalia na sua conta de anúncios?

Existem alguns elementos básicos que devem ser analisados em sua conta de anúncio para garantir que erros de configuração básicos não interfiram em suas campanhas.

Configurações da conta do google Ads

Ter uma configuração feita de maneira correta impacta positivamente na quantidade de tempo necessária para gerenciar suas campanhas e produzir dados de qualidade para a tomada de decisões.

Não existe uma maneira correta de estruturar sua conta. Você precisa organizar tudo para ter controle sobre os detalhes de lance, orçamento e anúncios.

Grupos de anúncios

É importante ter em mente que os grupos de anúncios não são a mesma coisa que grupos de palavras-chave.

Frequentemente, confunde-se esses dois conceitos. Pensamos muito sobre palavras-chave e agrupamentos antes de pensarmos sobre a intenção do usuário e o destino para o qual o estamos enviando.

Você pode ter os grupos de palavras-chave mais bem organizados que o Google AdWords já viu, mas eles terão um baixo desempenho se seus anúncios e suas páginas de destino deixarem a desejar.

Campanhas adwords

A princípio, deve-se analisar nas campanhas se a estrutura faz sentido e é facilmente compreensível.

Essencialmente, as campanhas são numeradas de 1 a 20 ou têm nomes exclusivos que explicam que tipo de grupo de anúncios eu encontrarei.

Verificaremos se as campanhas optaram pela Rede de Pesquisa ou Display e se e campanhas de categoria de interesse ou tópicos são divididas em campanhas próprias ou inseridas em uma campanha geral.

Palavras-chave

Podemos nos perder em palavras-chave, tipos de correspondência, consultas de pesquisa, correspondência negativa e muitos outros detalhes, por isso, é importante identificar padrões e tendências durante o processo de auditoria.

Ao analisar as palavras-chave, faça isso em cada campanha para manter o foco no assunto específico dela e detalhar os grupos de anúncios.

Se você tem uma campanha muito grande, é melhor analisar amostras para encontrar padrões e problemas. Nesses casos, não deve-se julgar cada palavra-chave individualmente.

Anúncios

Com frequência, os anúncios são deixados para serem exibidos sem verificação em muitas contas.

A melhor maneira de testar os anúncios com eficiência é realizar um teste A/B. Após um período de teste, avalia-se o desempenho de cada um e define-se o melhor.

Mesmo que você dependa do algoritmo do Google para determinar a proporção para veicular anúncios, é perigoso deixar as coisas no piloto automático. Uma boa auditoria pode expor esses problemas.

Índice de qualidade

Ter bons índices de qualidade em seus anúncios é fundamental para um bom desempenho de campanha.

Ao calcular esse índice, o Google leva em consideração a qualidade das palavras-chave escolhidas, a construção do anúncio e a página de destino.

Todos esses fatores devem estar alinhados para não sofrer penalidades de desempenho.

Extensões

Existem vários tipos de extensão de anúncio do Google AdWords. Extensões diferentes fazem coisas diferentes.

Com algumas delas, você pode adicionar avaliações ou um botão de ligação telefônica. Essas extensões têm o objetivo de facilitar a busca do usuário e, consequentemente, impactar no desempenho da campanha.

Se seus anúncios não possuem extensões, ou elas estão mal configuradas, seu índice de qualidade será baixo.

Redes

Primeiramente, é importante entender a diferença entre Rede de Display e Rede de Pesquisa.

Apesar de serem recursos importantes, quando utilizadas de forma errada, podem prejudicar a performance dos seus anúncios.

Na Rede de Pesquisa, você aparece junto aos resultados tradicionais e tem a vantagem de possuir um índice de conversão maior.

Já na Rede de Display, você pode espalhar sua mensagem para toda WEB em sites de parceiros do Google.

A Rede de Display tende a converter menos que a Rede de Pesquisa, por isso é mais utilizada para o remarketing.

Remarketing

O remarketing consiste em mostrar uma oferta para um usuário que já teve algum contato com sua empresa, mas que pode não ter tido a oportunidade de finalizar a sua aquisição.

Em síntese, você coloca uma nova publicidade frente a uma pessoa que já visitou uma página sua.

Essa estratégia possui altos níveis de conversão, mas é preciso configurar corretamente para se ter sucesso.

Analytics

Conectar sua conta do AdWords ao Analytics é fundamental para se ter uma fonte de dados confiável para avaliar suas campanhas.

Dessa forma, é possível extrair insights e identificar novas oportunidades de otimização, fazendo bom uso da verba.

Quando deve ser feita uma auditoria

Nunca há um momento ruim para auditar sua conta, pois você sempre encontrará algo para melhorar o desempenho.

No entanto, não aconselha-se auditar sua conta depois de uma alteração recente na estratégia ou da atualização da conta. Sua auditoria se basearia em informações distorcidas e imprecisas.

O momento mais importante para auditar sua conta é se você está com problemas de desempenho.

Uma boa ideia é auditar uma conta se ela tiver sido gerenciada pela mesma pessoa ou equipe por um longo período.

O que você ganha com uma auditoria em sua conta do google ads

Realizar uma auditoria é fundamental para otimizar a utilização de verba e elevar seus resultados. Contudo, não pense que esses são os únicos benefícios. Confira:

Uma visão imparcial

É comum que alguns analistas tratem suas campanhas como se fossem “filhos”. Esse sentimento pode distorcer sua capacidade analítica e criar barreiras para sua modificação.

Uma visão imparcial visará o que é benéfico para a empresa e traçará objetivos claros e sem interferências emocionais.

Descubra oportunidades de melhoria

Uma auditoria traz à luz diversas oportunidades. Por causa da correria do dia a dia, elas passam desapercebidas, mas representam novas maneiras de ganho e economia.

Uma análise: As campanhas estão usando as melhores práticas? Como está o desempenho comparado aos objetivos?

Após a avaliação de todos os pontos citados, elabora-se um relatório de desempenho e compara-se com as melhores práticas e com os objetivos traçados.

Não é incomum encontrar campanhas que possuem um objetivo claro, mas que no momento de sua execução, desviou-se e, por essa razão, não gera o resultado esperado.

Recomendações: O que deve ser feito para melhorar a conta.

Com essa análise em mãos, monta-se um descritivo com todos os pontos de melhoria, visando o aumento de desempenho das campanhas.

É fundamental que cada um dos pontos levantados seja corrigido e acompanhado. Afinal, realizar uma auditoria e não corrigir o que foi encontrado é perda de tempo e dinheiro.

Estimativas de esforço e impacto para essas recomendações. Isso ajuda a priorizar o trabalho que deve ser feito após a auditoria.

Ao final de uma auditoria você será capaz de definir, simultaneamente,  as prioridades e organizar ao ajustes com base no esforço necessário.

Uma boa maneira de fazê-lo é classificar o impacto que essas ações terão sobre os resultados de suas campanhas.

Após a realização desses ajustes, acompanhe seus resultados. Isso é fundamental para verificar se o retorno está dentro do esperado.

Agora é com você! Sua campanha google adwords não traz o retorno esperado? Já experimentou buscar oportunidades de melhoria em uma auditoria de conta de anúncios? Saiba mais.

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